quarta-feira, setembro 24, 2008

Philadelphia


Eu já tinha ouvido falar. Nunca tinha assistido, nem sequer sabia do que se tratava. Mas, como era um daqueles filmes que "todo mundo tem que assistir", fiquei na frente da tv por mais tempo do que ficaria normalmente. Se valeu a pena? Não tenho dúvida.

Para quem não conhece, a história é a de um advogado gay e aidético que é demitido de uma firma de advocacia. Por achar que sua demissão foi uma fundamentada em preconceito, ele resolve processar a firma. Ocorre que ninguém quer representá-lo nessa luta. Um outro advogado, crente nas leis acima de tudo, por fim resolve defendê-lo.

É um filme muito bonito e tocante. Em primeiro lugar, ele foi lançado em 1993, quando certamente o preconceito contra gays e o medo com relação à AIDS eram muito mais fortes do que são hoje. Não se pode diminuir os problemas de discriminação que ainda são enfrentados, mas em relação à década passada eles perderam muito de seu peso. Em segundo lugar, os personagens são muito interessantes. O advogado representado por Denzel Washington, o único que resolve dar uma chance de lutar ao lado do demitido Tom Hanks, é de início um homem apavorado com a idéia da AIDS, ignorante e homofóbico. O seu olhar de nojo e preocupação para todos os objetos que Hanks encosta transmite muito bem o primeiro contato entre os dois. O conflito entre sua homofobia e seu amor pela lei, porém, guiam o filme até a divertida cena em que ele vai a uma festa gay.

O que posso dizer? Vale a pena assistir!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...